07/10/2020 - Você deve estar se perguntando: “ele faz esse questionamento por causa da pandemia, afinal de contas, ela destruiu inúmeros de CNPJs!”
Mas aí eu te pergunto:
Por que ela destruiu inúmeras empresas? Por que não há dinheiro circulando? Por que existe uma crise sem precedente?
Eu explico: não, não foram por esses motivos que as empresas encerraram suas atividades, essas empresas fecharam por dois principais motivos:
- JÁ ESTAVAM QUEBRADAS: tinham problemas com fluxo de caixa, estavam descapitalizadas, sem gestão, os colaboradores não tinham treinamento, não havia uma ação preventiva dentro da empresa... Enfim, inúmeros são os motivos.
O que concluímos é que a culpada dos da morte de muitos CNPJs não foi a pandemia. Essas empresas já estavam doentes quando o vírus se disseminou no mundo, consequentemente, dessecou a economia. Essas empresas, mais cedo ou mais tarde, abaixariam as suas portas.
- Que quem não muda fatalmente quebra: empreendedores que não entenderam que não é o mais forte que sobrevive ou o mais capitalizado, e sim, quem melhor se adapta as regras do jogo, mudaram radicalmente, pessoas que nunca haviam pedido um lanche por um App, por exemplo, se viram obrigadas a fazê-lo. Então volto a perguntar: a pandemia é culpada? Mas uma vez não, por que afinal , quem não muda fatalmente quebra.
E é aqui que quero chegar, já se foram várias messes, tudo mudou, os hábitos de consumo, a necessidade e o desejo dos consumidores, principalmente a maneira de consumir. A pandemia com toda certeza adiantou o mundo digital por pelo menos 5 anos, ficou trivial, virou rotina, o hábito de comprar online, pesquisar online, todos os consumidores fazem isso.
Bom, se não é segredo para ninguém essa “nova realidade” ou esse “novo normal”, por que tantas empresas ainda estão totalmente OFF LINE? Ou desatualizadas? Com sites antigos, (dois anos já é antigo), redes sociais abandonadas e sem estratégia digital para aproveitar esse momento.
Por que? Vão esperar o amanhã? Vão esperar serem totalmente substituídas?
Faça uma autocrítica Sr empreendedor, se a sua empresa ainda está nessa condição agora é a hora, o jogo ainda não acabou, o gol no fim do segundo tempo também vale e o que não vale é desculpa, é o vitimíssimo e colocar toda a culpa na pandemia e dizer que 2020 é um ano para se esquecer.
Sérgio Nogueira ,atua como consultor de negócios, palestrante e empreendedor no marketing, ajudou mais de mil empresas com a sua consultoria em sites em 15 estados e no DF.
|